O mundo que gira...

Havia um rei muito poderoso que sentia-se confuso. Resolveu então consultar os sábios do reino e disse-lhes:

- Não sei porque me sinto estranho e preciso ter paz de espírito. Preciso de algo que me faça alegre quando estiver triste e que me faça triste quando estiver alegre.

Os sábios resolveram dar um anel ao rei, desde que ele seguisse certas condições:

Debaixo do anel havia uma mensagem, mas o rei só deveria tirá-lo para ler quando estivesse num momento intolerável. Se abrir por curiosidade, a mensagem perderia seu significado. Quando tudo estivesse perdido, a confusão fosse total, o coração estivesse em agonia e nada mais pudesse ser feito, somente assim o rei deveria tirar o anel.

Um dia o país entrou em guerra. Por vários momentos a situação ficou terrível, mas o rei não tirou seu anel porque ainda não era o fim. O reino estava perdido, mas ainda poderia recuperá-lo. Fugiu do reino para se salvar. O inimigo o seguiu, mas o rei cavalgou até que perdeu os companheiros e o cavalo.

Seguiu a pé, sozinho, com os inimigos atrás. Era possível ouvir o ruído dos cavalos. Seus pés sangravam, o inimigo se aproximava e o rei, quase desmaiado, chegou à beira de um precipício. Os inimigos estavam cada vez mais perto e não havia saída, mas o rei ainda pensou:

- Estou vivo, talvez o inimigo mude de direção. Ainda não é o momento de ler a mensagem.

Olhou para baixo e viu um rio furioso. Os inimigos muito próximos. Nesse momento o rei decidiu tirar o seu anel e ler a mensagem: "Isto também passará".

De súbito, o rei relaxou. O inimigo mudou de direção. O rei conseguiu, algum tempo depois, reunir seus exércitos e reconquistar seu país. Houve uma grande festa, o povo, feliz, dançou nas ruas e o rei, sereno, lembrou-se de seu anel: "Isto também passará".

Em qualquer situação, boa ou ruim, de prosperidade ou dificuldades, em que as emoções parecem dominar tudo o que fazemos, é importante que nos lembremos de que tudo é efêmero, de que tudo passará, de que é impossível perpetuarmos os momentos que vivemos, queiramos ou não, sejam eles escolhidos ou não.

Manter as emoções constantemente sob controle é pura fantasia de qualquer um. Mas dar tempo ao tempo é sabedoria na maior parte dos casos.

Leonard Cohen • If It Be Your Will

... sem parar

2 comentários:

Deixe o seu comentário!