Aula de Francês I

Amo-te

"Amo-te por todas as mulheres que não conheci
Amo-te por todos os tempos em que não vivi
Pelo cheiro dos grandes espaços e pelo cheiro do pão quente
Pela neve que derrete pelas primeiras flores
Pelos animais castos que o homem não assustou
Amo-te para amar
Amo-te por todas as mulheres que não amei

Quem me reflete, senão tu mesma, e vejo-me tão pouco
Sem ti não vejo nada além de um imenso deserto
Entre outros tempos e os dias de hoje
Houve todos esses mortos debaixo do chão que pisei
Não consegui quebrar o muro do meu espelho
Faltou-me aprender a vida palavra por palavra
Como um esquecimento

Amo-te pela tua sabedoria que não é a minha
Pela saúde
Amo-te contra tudo aquilo que é apenas ilusão
Por este coração imortal que não domino
Tu pensas que és a dúvida mas tu és apenas a razão
Tu és o grande sol que me sobe à cabeça
Quando estou certo de mim mesmo"

Paul Éluard

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!